segunda-feira, 18 de março de 2013

Máquina de costura VICKERS



VICKERS mod. De LUXE/fabricação entre 1914/1939(?)



De fabricacão inglesa, é extremamente valorizada pela singularidade de ter o móvel e outros elementos que a compõe  totalmente de madeira, exceto a màquina própriamente dita. Foi resgatada em Itá/SC, do fundo de uma “bodega” pelo jovem Cleverton  C. Borrea que imediatamente percebeu que se tratava de uma peça valiosa. Segundo o  bodegueiro, nos disse Cleverton, ela já havia sido salva de ter submergido junto com a cidade “velha” quando da inundação da área pelo lago da barragem e estava ali naquele local determinada a sucumbir pela ação do tempo ou parar num ferro velho, a não ser que alguém a levasse,  de graça... A partir daí andou, andou e foi cair em minhas mãos.
Pelos retratos acima pode-se ver que a mesma transformou-se nas mãos do restaurador Mario Borrea. Se o bodegueiro de Itá imaginasse...





Agora um pouco de história: VICKERS LTDA, empresa inglesa era conhecida e reconhecida mais pela produção de armamentos do que pela de máquinas de costura. A VICKERS começou a produzir maquinas de costura em pequena escala durante a Primeira Guerra Mundial em Hackney Wick e mais tarde em Crayford até o final da década de 1940.

Nenhum comentário:

Postar um comentário