quarta-feira, 1 de maio de 2013

VENTOLÃO – sistema rústico de classificação de cereais


Fabricado por Tranqüilo Picolli, morador de Duas Léguas, interior de Barros Cassal. 
Fabricado na década de 20/30 (?)
    
   Num passado recente, década de vinte/trinta, os cereais, principalmente o feijão, pelas condições de disponibilidade de equipamentos e precariedade logística existentes era armazenado em primeiro momento nas condições de colheita, ou seja, com palhas e impurezas.
    Para colocá-los em condições ideais  para consumo, armazenamento ou  comercialização era necessário proceder sua limpeza, o que se efetivada manualmente, induziria a uma baixa capacidade de trabalho e resultaria num produto de duvidosa qualidade.
   Visando tornar a operação mais prática e segura o agricultor da época projetou  artesanalmente, nas condições disponíveis, diferentes para cada região  em função do ferramental, , mão de obra, e material, um equipamento que facilitasse a operação.
    Consistia a em um sistema rústico de ventilação que na época atendia aqueles requisitos.
    Surgiu, então, o ventolão, no linguajar dos colonos.
   A pesquisa quanto a identificação da época de fabricação das unidades  foi prejudicada pela condição artesanal de sua feitura, dependendo de depoimentos de agricultores que engenharam ou operaram  com as mesmas , já que não se originaram de escala industrial, com dimensões idênticas, número de série, etc, etc, embora mantivessem o mesmo conceito.












Um comentário: