quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Balança KAPPADUE


Balança KAPPADUE – ano de fabricação: 1955.








     Esta balança que estou compartilhando troquei-a  por reais com o amigo Xeiqui (054.91021477), aqui de Passo Fundo. Além de colecionador é restaurador de antiguidades.
     O que me cativou na peça foi sua forma singular, bem diferente daquela tradicional  que estamos acostumados a ver, além de seu estado e  “boniteza”.  Registrado em seu corpo consta:  nr.691 tipo A -  D.M 5 novembre 1955 – nr. 210253 – Brev tto D. Pistoletti A. – presumindo ser de origem italiana. Minhas pesquisas na busca de maiores informações a respeito do fabricante não tiveram sucesso,
     O próprio Xeiqui tratou de restaura-la através de limpeza, lubrificação, regulagem e polimento, deixando as marcas naturais do tempo. Transcrevo texto retirado da http://restauroantique.blogspot.com.br/p/restauro-de-antiguidades.html publicação 002,  titulo: Restauro de antiguidades, que retrata bem a filosofia dessa tendência, e da qual abraçamos.
     “Alguns  restauradores, principalmente nos Estados Unidos, recuperam antiguidades de maneira a apresentarem estado de novas, tal qual fabricadas. O aspecto final é bonito, digno de exposição. Porem, o nosso exitoso procedimento reside em restaura-los historicamente permitindo que estes objetos antigos renasçam e revivam sua gloriosa e consagrada época, a demonstrar no presente suas ações  integradas na história, mantendo suas características de utilização.”
     Encerramos com um poema do poeta Raniel Henrique de Souza e a presença de Caterina Valente que nos brinda com o hino deste blog;  “el choclo”, comemorando a bela aquisição. Leia e escute. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário